6 de abril de 2013

Inception: Top 101 eletronic tracks of ALL time [EDM 2013]

Olá!

Nessas últimas 3 semanas ouvi cada uma das faixas que serão apresentadas, mais de uma vez, na verdade várias vezes, além de ouvir outras dezenas de músicas pra ter certeza que esse era o meu Top 101.

Contudo, antes de apresentar essa lista, que me deu muito prazer em fazer, quero falar "um pouco" de como surgiu minha paixão e interesse pelo gênero...

A Origem: 

Há quase 20 anos atrás, quando eu morava em Santos, comprei meu primeiro CD e apesar de na época ser fã, principalmente, de Rock, já que meus irmãos ouviam muito Guns'n'Roses, o Black Album do Metallica, o Nevermind do Nirvana, o Facelift e o Dirt do Alice in Chains,o Ten e o Vs. do Pearl Jam e a companhia limitada toda grunge que surgiu naquela época, acabei optando pelo preço e pela febre de um "novo" gênero. 

Naquela época, estava progredindo no Brasil, com ajuda de um certo CD, a difusão do estilo de música que começava a bombar nas Jovem Pans da vida, a dance music...

...esse CD chamava-se "Top Surprise" e se você clicar aqui, você encontrará um review bem bacana feito pelo um blogueiro fã de dance, que encontrei em uma pesquisada no google. 

Foi assim, então, a partir desse CD, que "instalou-se" o interesse pela dance music na minha pessoa, mesmo eu ainda ouvindo muito mais Rock' N' Roll e, também, Bob Marley ("chupinhei" muito o The Legend da minha irmã). 

A Expansão:

Apesar de ser eclético, até mais ou menos 1999, o meu interesse musical continuava à ser dominado pelo gosto predominante do Rock. Nessa altura, principalmente Heavy Metal (Iron Maiden, Sabbath, Metallica, etc.). 

Nesse ano de 1999, porém, hits como 9 PM (Till I Come) do ATB e Hey Boy Hey Girl do Chemical Brothers, começaram a aumentar meu interesse por um aprofundamento maior no gênero, já que até então, eu me limitava ao que tocava na rádio, curtindo bastante Ice MC, Dr. Alban, Ace of Base, Haddaway, Double You, DJ Bobo, C&C Music Factory,  Snap, Culture Beat, Masterboy, BG the Prince of Rap, Whigfield , Gala, DJ Bobo, La Bouche, Corona, Scatman,etc. Ou seja, Jovem Pan "Na balada", "7 melhores" e afins.

Com o advento da internet banda larga, do Napster, do Audiogalaxy e do Kazaa, passei a buscar música eletrônica mais bem definida/trabalhada e fui conhecendo seus diferentes estilos como: trance, goa trance, acid house, house, jungle, techno, chill out e o que eu chamo até hoje de mainstream(liderado pelo big beat): Chemical Brothers, Prodigy, Fatboy Slim, Groove Armada, Daft Punk, Moby e por fim Basement Jaxx.

Assim, durante minha faculdade, de 99 à 2004, minha paixão pelo Rock ainda perdurava, mas já começava a dividir mais espaço com nomes como Chemical Brothers, faixas de Trance e também com a Black music, que por sinal, antes eu até tinha orgulho de falar que ouvi rap americano muito antes de se popularizar mundialmente e aqui no Brasil (Ja Rule, Nelly, Outkast, Snopp Dogg, Dr.Dre, Bustha Rhymes, LL Cool J, etc.) , mas hoje, como o nível caiu muito, não sinto mais esse orgulho...bem, voltando ao tema, em 2000-2001, época que gravava muitos CDs, pois ainda não havia pen drive, no meio de tantos que fiz de Rock, acabei produzindo 2 de eletrônica, dentre eles um "famoso", o THT-D.

O THT-D foi "consagrado" junto com o CD do Blue Six, uma jóia que meu amigo Stuart descobriu e levou numa viagem que fizemos à Maresias, em que só choveu e não havia o que fazer a não ser ficar bebendo e ouvindo música no chalé. 

A partir dessa viagem, então, o THT-D (abreviação para Trance House Techno - Dance), além de originar outras versões, passou a ser um playlist rotineiro no meu carro, dividindo ou até monopolizando o aúdio.

O "Boom":

Finalmente o "boom", se deu por volta de 2004, com o orkut e suas comunidades ajudando à exponencialmente aumentar meu conhecimento devido aos fóruns com sugestões de músicas de usuários já mais experimentados no mundo da eletrônica e, principalmente, o "marco" mesmo, foi a minha primeira ida ao Skol Beats em abril de 2004, com meu grande amigo Daniel Zanchetta, com a Mariane Bellodi e uma outra amiga sua (não lembro o nome). Foi uma experiência memorável e inesquecível, que se repetiu por mais 3 anos, até que o evento perdesse seu rumo. 

A partir daí, acabei entrando de cabeça no mundo da música eletrônica, passando à frequentar festivais com maior frequência e tendo a oportunidade de desde 2004, assistir ao vivo vários artistas que só confirmaram que eu realmente deveria apreciá-los, muitos dos quais, aparecem no meu top 101 repetidas vezes, são eles: The Chemical Brothers, Prodigy, Groove Armada, Moby, Basement Jaxx, Fatboy Slim, Armin Van Buuren (3x), Tiesto, Ferry Corsten (2x), Above & Beyond, Ticon (3x), D-Nox & Beckers (3x), Sasha & Digweed, Gui Boratto (3x), Tiga, Deadmau5, Sister Bliss (Faithless), LCD Soundsystem, Trentemoller, X-Dream(2x), GMS, Wrecked Machines, Infected Mushroom, Son Kite/Minilogue, Sander Van Doorn, Benny Benassi, Axwell, Steve Angelo, Sebastian Ingrosso, etc, etc.

Fica faltando eu ver nomes como: Daft Punk, Justice, Booka Shade, Depeche Mode, Solarstone, Paul Van Dyk e meu dj/produtor favorito, o sueco Eric Prydz(Pryda) que tem medo de viajar de avião, ficando difícil um dia ele vir pra nossa terrinha querida.

Hoje em dia:

Embora o assunto aqui seja música eletrônica, mencionei também outros 3 gêneros que me agradam bastante: Rock, Rap (Black Music) e Reggae (Bob Marley) e que também sou eclético, porque no fundo, gosto de música de qualidade e sendo de qualidade, não me importaria nem que fosse sertanejo, um gênero que na maioria das vezes torço o nariz. 

Enfim, hoje em dia, Eletrônica e Rock me agradam igualmente, são mesmo meus gêneros preferidos junto com a música do Bob, mas não posso deixar de dizer que aprecio  e escuto também: Soul, Funk (americano), MPB, Bossa Nova, Samba, Samba-Rock, Blues, R&B, Acid Jazz (Jamiroquai) e até  pop de qualidade (Michael Jackson, por exemplo).

Pretendo no futuro ouvir mais música clássica e Jazz, mas me falta tempo pra ouvir tanta coisa, já que também ando ouvindo algumas discografias completas de artistas consagrados do Rock. Quem sabe futuramente, após ter me aprofundado mais, eu não venha aqui postar novas listas desses outros gêneros, obviamente, não um top 101, que dá muito trabalho!

Enfim, a Lista:

Bom, essa foi minha breve e resumida historinha. Agora é hora de conferir e talvez procurar, baixar e ouvir o que em 20 anos de curtição eletrônica eu pude apreciar. Acredito que essa lista seja um pequena contribuição da minha parte, mostrando um pouco do que tem de muito bom por aí, mesmo que muitas faixas boas ainda tenham ficado de fora,...já é um começo! (constatei que poderia fazer tranquilamente um top 300 e ainda seria difícil ordená-lo...)

Clique aqui: Top 101




Nenhum comentário:

Postar um comentário