1) A Separation (Jodaeiye Nader az Simin) - filme Iraniano que me chamou atenção pela excelente nota no Imdb e pelos vários prêmios conquistados internacionalmente, por exemplo o Urso de Ouro em Berlim. Provavelmente deve levar o Oscar de melhor filme estrangeiro. Eu acabei de assistí-lo e apesar de ter gostado bastante dos 2 próximos filmes da lista, constatei que a temática de A Separação é mais forte, relevante, crua e realista, muito bem conduzida e interpretada, logo, dou crédito como melhor filme do ano mesmo tendo gostado mais de Meia-noite em Paris e A Árvore da vida.

Fiquei bastante impressionado na minha primeira assistida e vou ver novamente em breve. É um filme fora de série e não para aqueles que procuram e esperam o cinema pipoca/diversão, não tem nada mastigado e entendo ser feito mesmo para pensar, refletir e discutir, não sendo algo exato. Tinha certeza que este estaria no topo da minha lista, porém, esta semana os dois acima também me surpreenderam e galgaram um posto à frente apenas por serem mais concretos e objetivos. No final das contas, colocaria os 3 juntos, como melhores filmes de 2011.

Curioso também notar as referências ao Brasil que causaram polêmica por ligar a origem do cirurgião maluco com o Brasil (só notei isso depois que assisti e li as críticas...).
Apenas pra mencionar, deixei de fora da lista Tropa de Elite 2 e Cisne Negro por terem sido lançados em 2010, senão teriam um lugarzinho garantido.
Por fim, ainda pretendo ver mais 5 filmes pra fechar um top ten. Dos cinco, três fiquei curioso porque vi na lista do nosso crítico mais respeitado do país, o qual acompanho o blog, Rubens Edwald. A lista dele está em: http://noticias.r7.com/blogs/rubens-ewald-filho/2011/12/30/os-melhores-do-ano-de-2011/ e os filmes da lista que quero ver em breve são: Margin Call, Io Sono L'Amore e Ides of March (esse eu já queria ver independente de ter aparecido na lista dele). Além destes, quero conferir O Artista e Hugo Cabret, sendo que o primeiro provavelmente será o nome mais forte do Oscar deste ano pelo que ando lendo por aí.
Bom, por enquanto a lista é essa, quando eu terminar de ver os outros eu fecho o top 10, mas não devo/espero alterar os 3 primeiros, já que foram pra mim os que realmente considero como melhor do cinema no ano e acredito que dificilmente sejam superados.
Curiosidade: "Quentin Tarantino lista os seus filmes favoritos de 2011 - e também os piores! Vejam a lista no site omelete => http://omelete.uol.com.br/cinema/quentin-tarantino-lista-os-seus-filmes-favoritos-de-2011-e-tambem-os-piores/
Curiosidade: "Quentin Tarantino lista os seus filmes favoritos de 2011 - e também os piores! Vejam a lista no site omelete => http://omelete.uol.com.br/cinema/quentin-tarantino-lista-os-seus-filmes-favoritos-de-2011-e-tambem-os-piores/
Abraços, peace!
Mauricião,
ResponderExcluirValeu pela dica do "A Separation".
Ainda não conhecia e realmente está com uma nota excelente no imdb (8.6).
Pretendo assistir logo pra batermos um papo no café!
[]s,
Menardi
PS: sugestão pro site: link pro imdb de cada filme que você comentar / sugerir... o que acha?
Boa Menardi, já até tinha pensado em fazer isso, só faltava um incentivo rs...vou passar a fazer isso, então...
ExcluirValeu! Segunda conversamos.
Abraços,
Zé
Quero muito ver esse Midnight in Paris! Primeiro, por todo charme da cidade e por estar entre as cidades que eu quero muito visitar. Segundo, por falar de arte e literatura: tem tudo a ver comigo. Terceiro, pelos comentários de nossa mãe, que não e fã do Woody, mas adorou a sua indicação.
ResponderExcluirDefinitivamente, it's a must see!
Thanks for the tip! ;-)
Filme nota 7 para "Uma noite em Paris". Nada de excepcional na história, na interpretação. Um bom filme apenas, na minha opinião, na do Tarantino em sua lista dos melhores/piores de 2011 é 1º lugar na certa dos melhores. Questão de gosto não se discute, e definitivamente o único filme que gostei do Woody Allen foi Match Point.
ResponderExcluirAss.: FabioERP
Excluir