28 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 - Best Producer/DJ


Posso ser suspeito pra falar, mas nos últimos três anos Eric Prydz aka Pryda / Cirez D foi pra mim o melhor produtor de música eletrônica da atualidade. Então, deixem me falar um pouco desse cidadão bastante talentoso...

Sob seu alias Pryda, ele lança suas faixas mais na linha do progressive house, as vezes até com uma pitadinha de trance. Já como Cirez D ele ataca mais no Techno, as vezes com influência da sua vertente progressiva.

Independente do gênero, ele produz uma música característica, o que nos permite identificar facilmente uma faixa de sua autoria. Essa autenticidade fica patente nos seus remixes e como Pryda, onde percebemos sua marca num toque soturno, sombrio e que progressivamente vai chegando no estado mais eufórico e muitas vezes melódico. Me desculpem os puritanos, mas as vezes seu som me remete à duas coisas:
  1. Trilha sonora de Filmes Épicos, Futuristas, de Suspense. 
  2. Pink Floyd na fase viajante do Momentary Lapse of Reason
Como exemplo da descrição acima podemos ouvir essas 2 faixas e chegar a conclusões próprias:
Pryda - Glimma, de 2010:

Paolo Mojo & Jim Rivers - Ron Hardy Said (Eric Prydz Remix), de 2009:



Enfim, as faixas lançadas em 2011, que me fizeram elegê-lo como melhor, foram as seguintes.

Como Pryda:
  • Mirage
  • With Me 
  • Juletider
  • 2night
Como Cirez D:
  • Full Stop
  • Tomorrow / Sirtos Madness (with Acki Kokotos)
  • Mokba
  • Tear S**t Up [upcoming]
Como Eric Prydz (remixer):
  • Depeche Mode - Never Let Me Down Again (Eric Prydz Remix)
  • Depeche Mode - Personal Jesus (Eric Prydz Remix)
  • Digitalism - Circles (Eric Prydz Remix)
  • Guy J & Henry Saiz - Meridian (Pryda Remix)
Fonte/Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Eric_Prydz ou http://ericprydz.tv/

Dessas 12 músicas, destaco principalmente as faixas abaixo, mas vou deixar Digitalism - Circles (Eric Prydz Remix) de fora, porque essa merece um post a parte.

Pryda - Mirage:

Pryda - Juletider:

Cirez  D with Acki Kokotos - Tomorrow:
Guy J & Henry Saiz - Meridian (Pryda Remix):

Nenhum comentário:

Postar um comentário