26 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 - Álbuns

Buenas noches!

Última semana do ano, tempo de rever o que tivemos de melhor em 2011. Vou começar pela lista de álbuns, dos que ouvi e mais gostei até os que menos gostei. Segue:

1) Red Hot Chilli Peppers - I'm With You / Jay-Z and Kanye West - Watch the Throne:
Do lado do RHCP, parece que a saída do Frusciante não afetou a banda e com os certeza os tempos do Flea de volta a universidade para estudar música resultaram numa maturidade musical maior, com um álbum diferenciado, inclusive com a inclusão de piano em algumas faixas, o que é inédito na discografia da banda. Já o considero um dos 3 melhores junto com Californication e Blood, Sugar, Sex and Magic. 
Destaques para: "Did I Let You Know", "Monarchy of Roses", "Even you, Brutus?", "Police Station".

Já o "Watch the Throne" simplesmente me fez voltar a ouvir rap/hip hop depois de estar saturado com a dominância do gênero nas rádios e billboards afins...realmente o álbum é muito bom, chegando perto de um "The Score", do The Fugees, que considero senão o melhor, um dos melhores de todos os tempos. Em um intervalo de anos sem ouvir muita black music, o único álbum que havia parado pra ouvir no meio dessa saturação foi "My Beautiful Dark Twisted Fantasy" do próprio Kanye, também aclamado pela crítica. Pois é, achei o "Watch..." melhor que esse último álbum solo dele. Prato cheio pra quem curte rap/hip hop de verdade. 
Destaques para: "No Church in the Wild", "Murder to Excellence","Who Gon Stop Me", "Welcome to the Jungle","Made in America".

2) D-Nox & Beckers - Distance:
Continua com o som fino e de qualidade...progressivamente contagiante e hipnotizante. 
Destaques para: "I Will Rise", "You Are", "Hate to Wait", "Jacaranda"

3) Lenny Kravitz - Black and White America:
Sou fã do som desse negão chavecador, faz rock vintage cool e acrescentou uma boa dose de funk nesse seu último álbum, que junto ao seu talento vocal, deu química rápido. O único problema é que se algumas faixas são fáceis de curtir de cara, isso também as tornam fáceis de enjoar...
Destaques para: "Come On Get It", "Liquid Jesus", "Boongie Drop", "Black And White America", "Rock Star City Life".

Preciso ouvir mais pra chegar num consenso, mas segue um esboço do restante:

4) Foo Fighters - Wasting Light:
Confesso que na primeira audição, apesar de perceber ser rock do bom, não me prendeu a atenção. Talvez por não ser tão fã da banda. Vou dar mais algumas chances pra ver se ele vai para o topo como a crítica especializada tem considerado.
Destaques para: "Bridge Burning", "Dear Rosemary", "Rope"

5) Adele - 21:
Revelação que preciso ouvir mais, pois comecei a ouvir essa semana.
Destaques para: "Rolling In The Deep", "Rumor Has It"

6) TV on the Radio - Nine Types of Light - Som bastante interessante que preciso ouvir com mais atenção, mas as primeiras impressões são boas.

7) The Strokes - Angles:
Morno, gostei bastante da primeira faixa de sonoridade um pouco diferente, mas numa primeira audição as outras parecem meio enfadonhas, chatinhas, vamos ver nas próximas audições...

8) Justice - Audio, Video, Disco:
Morno, gostei das influências rock'n'roll, como referências a Kashmir, We Will Rock You e For Those About to Rock, mas não chegam a empolgar, talvez também precise ouvir mais...

9) James Blake-James Blake-2011 - Ouvi falar bem, mas não pareceu fazer meu gênero numa primeira audição.
10) PJ Harvey - Let England Shake - Não gostei nem um pouco. Foi até difícil terminar de ouví-lo, mas fiz um esforço de tanto que a crítica falou bem dele. Talvez eu precise entendê-lo e "estudá-lo" melhor.
11) Incubus - If Not Now, When - A grande decepção, onde é que Brandon Boyd e cia estavam com a cabeça??? Me parece um álbum de baladinhas forçadas...não estou nem com vontade de dar uma segunda chance.

Ainda pretendo ouvir o LP1 da Joss Stone pra fechar minha lista.

Percebi que não ouvi muito as novidades deste ano, está faltando tempo será??? hehehe


Nenhum comentário:

Postar um comentário