26 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 - Melhor(es) filme

Dediquei minha última semana de férias pra assistir vários filmes e dentre eles alguns que poderiam estar entre os melhores de 2011. Realmente assisti quatro que entraram na lista e um que merece ser revisto devido as boas críticas e comentários que tenho lido. Segue minha lista para 2011:



1) A Separation (Jodaeiye Nader az Simin) - filme Iraniano que me chamou atenção pela excelente nota no Imdb e pelos vários prêmios conquistados internacionalmente, por exemplo o Urso de Ouro em Berlim. Provavelmente deve levar o Oscar de melhor filme estrangeiro. Eu acabei de assistí-lo e apesar de ter gostado bastante dos 2 próximos filmes da lista, constatei que a temática de A Separação é mais forte, relevante, crua e realista, muito bem conduzida e interpretada, logo, dou crédito como melhor filme do ano mesmo tendo gostado mais de Meia-noite em Paris e A Árvore da vida.










2) Midnight in Paris - gostei bastante da viagem cultural, da história, da interpretação do Owen Wilson, da Marion Cotillard e dessa "ode" a Paris feita e dirigida pelo Woody Allen. De todos que eu assisti dele foi o que mais simpatizei e posso dizer que passa a ser meu preferido. Só pra dar uma base de comparação, os outros que vi dele foram: Annie Hall, Manhattan, Crimes and Misdemeanors, Match Point e Vicky Cristina Barcelona.










3) The Tree of Life - antes de assistir A Árvore da Vida procurei ver Além da Linha Vermelha do Terence Malick pra ter idéia do que me esperava. Gostei bastante do estilo filosófico/existencialista e das imagens que ele usa em seus filmes e acredito que em A Árvore da Vida ele chega ao ápice do uso das belas imagens pra tratar de temas existenciais e até certo ponto religiosos. 
Fiquei bastante impressionado na minha primeira assistida e vou ver novamente em breveÉ um filme fora de série e não para aqueles que procuram e esperam o cinema pipoca/diversão, não tem nada mastigado e entendo ser feito mesmo para pensar, refletir e discutir, não sendo algo exato. Tinha certeza que este estaria no topo da minha lista, porém, esta semana os dois acima também me surpreenderam e galgaram um posto à frente apenas por serem mais concretos e objetivos. No final das contas, colocaria os 3 juntos, como melhores filmes de 2011.


4) La Piel que Habito dessa vez o Almodovar mudou o seu rumo para um gênero diferente do que costuma fazer e acabou acertando a mão neste suspense muito bem dirigido, com a bela Elena Anaya, com trilha sonora que mantém o clima e uma trama que nos deixa preso até a conclusão interessante da fita. 
Curioso também notar as referências ao Brasil que causaram polêmica por ligar a origem do cirurgião maluco com o Brasil (só notei isso depois que assisti e li as críticas...).





Melancholia - como A Árvore da Vida, este é um filme que pretendo rever muito em breve, pois é cheio de simbolismos que nem sempre pegamos de primeira, não é um filme fácil. A priori está aparecendo aqui mais como uma menção honrosa, por eu ter entendido ser um trabalho bem realizado que merece uma segunda visita.













Apenas pra mencionar, deixei de fora da lista Tropa de Elite 2 e Cisne Negro por terem sido lançados em 2010, senão teriam um lugarzinho garantido.

Por fim, ainda pretendo ver mais 5 filmes pra fechar um top ten. Dos cinco, três fiquei curioso porque vi na lista do nosso crítico mais respeitado do país, o qual acompanho o blog, Rubens Edwald. A lista dele está em: http://noticias.r7.com/blogs/rubens-ewald-filho/2011/12/30/os-melhores-do-ano-de-2011/ e os filmes da lista que quero ver em breve são: Margin Call, Io Sono L'Amore e Ides of March (esse eu já queria ver independente de ter aparecido na lista dele). Além destes, quero conferir O Artista e Hugo Cabret, sendo que o primeiro provavelmente será o nome mais forte do Oscar deste ano pelo que ando lendo por aí.

Bom, por enquanto a lista é essa, quando eu terminar de ver os outros eu fecho o top 10, mas não devo/espero alterar os 3 primeiros, já que foram pra mim os que realmente considero como melhor do cinema no ano e acredito que dificilmente sejam superados.

Curiosidade: "Quentin Tarantino lista os seus filmes favoritos de 2011 - e também os piores! Vejam a lista no site omelete => http://omelete.uol.com.br/cinema/quentin-tarantino-lista-os-seus-filmes-favoritos-de-2011-e-tambem-os-piores/

Abraços, peace!

5 comentários:

  1. Mauricião,

    Valeu pela dica do "A Separation".
    Ainda não conhecia e realmente está com uma nota excelente no imdb (8.6).
    Pretendo assistir logo pra batermos um papo no café!

    []s,
    Menardi

    PS: sugestão pro site: link pro imdb de cada filme que você comentar / sugerir... o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Menardi, já até tinha pensado em fazer isso, só faltava um incentivo rs...vou passar a fazer isso, então...

      Valeu! Segunda conversamos.

      Abraços,

      Excluir
  2. Quero muito ver esse Midnight in Paris! Primeiro, por todo charme da cidade e por estar entre as cidades que eu quero muito visitar. Segundo, por falar de arte e literatura: tem tudo a ver comigo. Terceiro, pelos comentários de nossa mãe, que não e fã do Woody, mas adorou a sua indicação.
    Definitivamente, it's a must see!

    Thanks for the tip! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Filme nota 7 para "Uma noite em Paris". Nada de excepcional na história, na interpretação. Um bom filme apenas, na minha opinião, na do Tarantino em sua lista dos melhores/piores de 2011 é 1º lugar na certa dos melhores. Questão de gosto não se discute, e definitivamente o único filme que gostei do Woody Allen foi Match Point.

    ResponderExcluir